Diploma de jornalista em discussão

O Supremo Tribunal Federal (STF)  está discutindo a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão. O julgamento do recurso extraordinário do Ministério Público Federal que questiona a regulamentação profissional da categoria, está pronto para entrar na pauta a qualquer momento. Dos 11 ministros do STF, seis já se manifestaram, contra a exigência de formação para profissionais de imprensa. Tudo indica que até o fim do semestre o caso já esteja resolvido.

Em contrapartida, a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) promete entregar ao STF cópias da pesquisa de opinião realizada pela instituição, que indica que 74,3% dos dois mil entrevistados em território nacional disseram ser a favor do diploma, contra 13,9% que defendem a atuação jornalística sem o documento.

Mais informações no Congresso em Foco

Gabriel Cariello

Anúncios

3 Respostas para “Diploma de jornalista em discussão

  1. Ahh tô de acordo com a maioria… O diploma é supernecessário pra vcs! Não pode ter qualquer Zé das Coves fazendo o mesmo que alguém formado né…

  2. Toda profissão tem que ser regulamentada e reconhecida , nosso pais precisa de regulamentos sérios e principalmente de punições sérias e decisivas que sivam de exemplo para os que pensam em burlar a lei ……………………………………….

  3. Um pouco atrasada, mas semana passada me toquei de uma coisa que vale a pena falar aqui. Conheci um jornalista formado nos EUA, mas que não tem diploma no Brasil. Ele está frequentando as aulas da PUC, quase que de brincadeira, os professores o dispensam e poucos pedem para que ele faça prova. É realmente ridículo não aceitar um diploma de outro país! Ainda por cima dos EUA, onde o curso de jornalismo, em geral, é bem melhor do que o daqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s